Significado das Tatuagens Tribal 

Significado das Tatuagens TribalQuando pensamos na história da tatuagem, percebemos que desde os primórdios da humanidade homens e mulheres usaram os desenhos sobre a pele como uma forma de representar a sua liberdade e as suas crenças.Mesmo que a forma de tatuar o corpo tenha evoluído, é importante destacar que a ideia por trás de pintar o corpo ainda é a mesma, ou seja, fazer uma representação. Atualmente, as tatuagens são feitas pela motivação de demonstrar a liberdade individual que foi conquistada, bem como para demonstrar um valor que faz parte da vida da pessoa.O mais interessante é que se tornou possível fazer uma tatuagem que representasse uma crença ou valor de um grupo mesmo sem fazer parte dele. Esse é o caso das tatuagens tribais, que em grande parte significam algumas crenças que determinados povos seguem, mas sem necessariamente se fazer parte desse grupo.A Milenar Tatuagem TribalSignificado das Tatuagens Tribal As tatuagens tribais têm uma história milenar, já foram utilizadas em diversos períodos da história e por várias civilizações. Para se ter uma ideia, já foram encontradas múmias com mais de 5.000 anos com tatuagens tribais pelo corpo. As tribos que mais fizeram uso desse tipo de desenho no corpo foram as tribos: Borneo, Maori, Celtas, Hawaii, Haida e Timucua, dentre muitas outras.Como diversas tribos fizeram uso dessas formas em suas tatuagens, elas podem ter inúmeros significados diferentes. Em geral, essas tatuagens representavam a posição social das pessoas da tribo, como militares que vão ganhando novas insígnias conforme os seus atos heroicos e de coragem.Essas tatuagens também podiam representar a riqueza das pessoas e os desenhos podiam ser muito simples ou então muito elaborados. O traçado perfeito dessas tatuagens era muito importante numa batalha, pois aquele que possuía a tatuagem mais bem feita se via em vantagem em relação a aquele que possuía um desenho com traços falhos.Hoje em dia, as tatuagens tribais também podem ter um significado de espantar o mau olhado e a inveja, já que elas têm muito mais um apelo visual do que antigamente. Quem faz esse tipo de tatuagem geralmente quer apenas causar um impacto positivo esteticamente.DesenhosOs desenhos formados pelas linhas das tatuagens tribais são muito importantes no que diz respeito a passar uma mensagem. Por isso mesmo, escolher linhas que possam formar algum tipo de desenho pode ser uma opção mais interessante para quem deseja transmitir uma mensagem mais claramente.Existem algumas tatuagens tribais que formam imagens de cabeças de dragão, serpentes e outros animais cheios de significado. Mesmo que as linhas não formem nenhum desenho, o tamanho dos desenhos e da tattoo inteira também tem impacto aos olhos de quem a vê.

 

 

 

 

 

Significado das Tatuagens de Signos 

Significado das Tatuagens de SignosSaiba mais sobre cada um dos 12 signos do zodíaco e também como representa-los numa bela e marcante tatuagem. 

Signo de ÁriesCiclo: 21/03 a 20/04Personalidade: Com muita iniciativa e positividade é um signo de pessoas que vão a luta para conquistar o que desejam.Símbolos para tatuagem: Carneiro, na representação simplificada áries é representado apenas pelos chifres do animal, indicando a regência da cabeça. 

Signo de TouroCiclo: 21/04 a 20/05Personalidade: Um signo bastante persistente que gosta de viver no seu ritmo e não consegue se adaptar bem quando é apressado.Símbolos para tatuagem: Touro ou um círculo com chifres lembrando a cabeça do animal ou ainda representando o ciclo da vida de prazeres e acúmulo de bens desse signo. 

Signo de GêmeosCiclo: 21/05 a 20/06Personalidade: Um signo versátil que consegue encontrar o seu espaço nas mais variadas situações da vida.Símbolos para tatuagem: Dois bonecos iguais lado a lado ou ainda um símbolo mais gráfico composto por duas linhas horizontais e duas linhas verticais, lembra o corpo de duas pessoas e a duplicidade do ser humano. 

Signo de CâncerTatuagem de CâncerCiclo: 21/06 a 20/07Personalidade: Um signo receptivo que, devido a sua grande emotividade, está sempre vivendo intensas relações. É manipulador.Símbolos para tatuagem: Caranguejo ou a ainda um símbolo representado duplo de espirais com uma extensão, representam a receptividade de Câncer, mas também a sua indecisão entre se fechar ou se abrir ao mundo. 

Signo de LeãoTatuagem de LeãoCiclo: 21/07 a 22/08Personalidade: Gosta de ser o centro das atenções, com o seu magnetismo pessoal sobressai, mas pode ser prejudicado por sua presunção.Símbolos para tatuagem: Leão ou então um símbolo que represente linearmente um leão cheio de energia, mas sem dispersão da mesma. Também pode lembrar uma coroa. 

Signo de VirgemCiclo: 23/08 a 22/09Personalidade: Um signo bastante detalhista e vanguardista que gosta de analisar todos os possíveis cenários.Símbolos para tatuagem: Uma onda que se volta sobre si mesma, o maior dos símbolos desse signo representa a forma como o virginiano se fecha em si mesmo. Também pode representar um animal que preserva a sua castidade. 

Signo de LibraCiclo: 23/09 a 22/10Personalidade: Um signo que ama a justiça e procura sempre o equilíbrio entre o que é prazeroso e as obrigações do dia a dia.Símbolos para tatuagem: A balança pode ser representada em desenhos mais definidos ou em traços estilizados. O mais importante é demonstrar que existe uma busca pelo o que é justo. 

Signo de EscorpiãoTatuagem de EscorpiãoCiclo: 23/10 a 22/11Personalidade: Um signo intenso que adora apenas observar as demais pessoas buscando sempre decifrar os seus segredos. Não suporta a traição e a mentira.Símbolos para tatuagem: Escorpião ou mesmo um símbolo que sugere um ataque iminente terminando numa seta. Essa seta representa a capacidade dos escorpianos de penetrar no íntimo dos demais. 

Signo de SagitárioTatuagem de SagitárioCiclo: 23/11 a 20/12Personalidade: Muito otimista, é um signo que se guia pela verdade e não suporta quando mentem para ele. É muito aventureiro.Símbolos para tatuagem: Um arco com uma flecha numa posição de inclinação que visa chegar o mais longe possível, representa o espírito de aventura desse signo. Pode ser representado apenas pela flecha. 

Signo de CapricórnioTatuagem de CapricórnioCiclo: 21/12 a 20/01Personalidade: Um signo de pessoas organizadas que estão sempre pensando em como chegar mais alto na carreira.Símbolos para tatuagem: Cabrito ou golfinho, em geral o símbolo estilizado representa um mergulho intenso seguido de uma subida que simboliza o retorno ao mundo material. 

Signo de AquárioCiclo: 21/01 a 19/02Personalidade: Muito inovador, esse signo não suporta a rigidez e o que é convencional. Tem muitos amigos e sempre busca estar em novos projetos.Símbolos para tatuagem: Representado quase sempre por duas linhas ou ondas que seguem paralelas, representam a intuição e a razão que caminham paralelas para esse signo. 

Signo de PeixesTatuagem de PeixesCiclo: 20/02 a 20/03Personalidade: O maior sonhador do zodíaco está sempre num mundo somente seu e gosta de trabalhar com criatividade, mas não suporta as críticas dos demais.Símbolos para tatuagem: Peixes ou mesmo duas estruturas curvas separadas, mas unidas pelo seu eixo. Representam a dificuldade desse signo de seguir apenas um caminho.

 



 

 

Significado das Tatuagens de Coruja 

Significados das tatuagens de corujaTatuagens de corujas são bastante marcantes, não dá para esquecer ou confundir o desenho de alguém que resolver tatuar uma coruja. Mas o que elas significam?A Sabedoria da CorujaA imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’.Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.A Coruja e a BruxariaCuriosamente, apesar de representar a sabedoria, portanto aquela que carrega as luzes do esclarecimento, por ser uma ave noturna e silenciosa a coruja é também relacionada ao oposto extremo: à obscuridade. Por isso as pessoas sentem medo, como de tudo mais que carrega consigo um ar de secreto, e para muitos encontrar uma coruja em seu caminho é sinal de mau agouro. É muito associada ainda à bruxaria e magia negra, e além disso há ainda os que dizem que o animal é dotado de poderes psíquicos, inclusive sendo representante do Anjo da Morte.A Coruja em outras CulturasEntre os indígenas americanos a coruja e a águia são vistas como uma espécie de opostos, tanto que a coruja é chamada de “Águia da Noite”. Enquanto ela tem uma ligação forte com a noite e a lua, a águia por sua vez se liga ao sol. Já citamos a bruxaria, e a coruja é ligada à bruxaria também entre algumas tribos indígenas americanas, além de ser vista como companheira da bruxa na cultura europeia. Na tradição asteca em especial é associada também à morte, e entre os celtas há também essa relação, principalmente se ela entra pela janela de uma casa em que está um doente, sendo vista como o responsável pela passagem da alma para o mundo dos mortos.Na mitologia grega a coruja também aparece com destaque, como representação de Atena, deusa da sabedoria e da guerra. Dentre os romanos uma pena de coruja colocada próxima ao travesseiro de alguém significava que este teria seus segredos revelados durante o sono. Ainda entre os de Roma, uma coruja piando sobre um edifício público anunciava a morte de uma importante pessoa da comunidade.Enfim, o que é certo é que a rica mitologia que cerca esse animal misterioso e instigante que é a coruja dá margem a muitas interpretações sobre o que uma tattoo em que ela figura de fato simboliza. É mais comum ser tatuada nos braços, pulsos e pés tanto de homens quanto de mulheres.

 

 

 

 

Significado das Tatuagens de Gueixa 

Significado das Tatuagens de GueixaTalvez todos que veem uma tatuagem de gueixa saberão reconhecer sua figura, o que não quer dizer necessariamente que saberão dizer o que é uma gueixa.As Gueixas no JapãoAntes de adentrar especificamente o significado das tatuagens de gueixa é importante contextualizar e falar um pouco sobre o que são as gueixas. O termo japonês gueixa pode ser traduzido como “artista” ou “pessoa de artes”, e é possível vê-las mesmo como obras de arte com vida. Gueixas são mulheres que, de acordo com a tradição estabelecida no Japão, recebem desde muito jovens uma educação rígida. Crescem com boa formação e uma base cultural sólida, além de pleno domínio das regras de etiqueta. Todo esse preparo intelectual e estético é aplicado para entreter clientes ou convidados em situações específicas em que são requisitadas. Seguem certo molde de comportamento e cultivam a imagem sempre com enorme cuidado.É sempre importante ressaltar que as gueixas não se confundem com prostitutas. A associação de sua imagem com a figura das meretrizes se deu mais tarde, quando prostitutas de fato passaram a se vestir como gueixas para conquistar clientes estrangeiros. 

A Imagem da Gueixa no Ocidente 

Apesar da figura da gueixa se associar diretamente à servidão devido à sua função de entretenimento, os que escolhem sua imagem para tatuar pensam em geral na fascinação que elas são capazes de exercer no imaginário popular, além de sua força, delicadeza e inteligência.É uma figura típica do Japão, e é vista hoje no país como uma representante dos valores tradicionais. Já está razoavelmente abarcada pela cultura ocidental, ainda assim mantém aquele ar próprio ao mistério, afinal a gueixa não deixa de ser uma utopia para os de fora, a síntese do inacessível fascínio feminino, uma figura tanto mítica quanto mística. 

7 Tipos de Tatuagem de Gueixa 

1 De corpo inteiro como símbolo da beleza e arte femininas: esta é a tatuagem que trata do sublime. O quimono, o cabelo e a maquiagem da gueixa são impecáveis, exalando primor. 

2 Segurando um leque como símbolo do mistério: o mais comum nesse tipo de representação é a gueixa segurando o leque aberto, com este cobrindo parte de seu rosto. Isso remete à nobreza e, ao mesmo tempo, instiga pela parte do rosto que não se vê, o que traz uma aura de mistério. 

3 Com flor de cerejeira e vestindo vermelho como símbolo da fertilidade: a flor de cerejeira é outro símbolo que se associa à paisagem natural japonesa. À árvore florida se soma a vestimento de cor vermelha da gueixa, reforçando o sentido de fertilidade. 

4 Com um quimono de cor intensa como símbolo de sonhos e desejos: a gueixa mais jovem se veste com cores mais vivas e vibrantes em relação à de mais idade. Esse brilho expõe suas esperanças, sendo uma espécie de essência de seus sonhos. 

5 Executando uma atividade como símbolo de hospitalidade e cultura: seja tocando algum instrumento, cantando ou dançando, a gueixa assim representada remete ao cultivo e desenvolvimento da prática da arte. O traquejo com as artes demonstra habilidade e criatividade. Junto a isso, representa a hospitalidade japonesa e a demonstração de sua cultura. 

6 Com o rosto de caveira como símbolo do segredo e da mortalidade: a gueixa é intimamente inacessível. Mas por detrás de seu rosto branco e lábios vermelhos reside a humanidade que não pode surgir aos olhos do cliente, que procura justamente o ideal de beleza impecável. A tatuagem que expõe os ossos de seu crânio revela essa verdade escondida pela máscara, trazendo à tona sua humanidade e mortalidade. 

7 Com o ombro exposto como símbolo da sensualidade e fantasia: a gueixa é sinônimo de volúpia, por isso muitas vezes é sua atividade é confundida com a prostituição. O ombro a mostra é provocante, por isso se liga à sensualidade. A beleza exótica da gueixa não é para qualquer um, ficando para alguns apenas no plano da imaginação, permanecendo como fantasia..

 

 

 

Significado de Tatuagem de Âncora

Significados das tatuagens de âncoraÉ amplamente difundido que a âncora é um dos desenhos precursores e que mais ajudaram a difundir a fama da tatuagem ao redor do mundo. Mas sabe tudo que uma tattoo de âncora pode significar?Os Primórdios da TatuagemOs marinheiros são considerados os grandes responsáveis por disseminar a tatuagem nos “tempos modernos”. Foi essa classe de trabalhadores que ostentavam suas tatuagens, já que isso os diferenciava enquanto grupo e mostrava o orgulho de sua profissão e ligação com o mar. A popularização das tattoos entre os marinheiros ocorreu no finalzinho do século XIX e início do XX. E qual era a principal tatuagem que figurava em partes visíveis de seus corpos, em especial nos braços? Justamente a âncora.Reza a lenda que o primeiro marinheiro a tatuar uma âncora atravessou o Atlântico indo e voltando em segurança.Foi assim que as tatuagens passaram a figurar na paisagem urbana cotidiana . E nesse embalo a âncora se tornou um dos desenhos mais populares entre as tattoos, fato que prevalece até os dias de hoje.A Âncora na História do HomemA âncora vem sendo símbolo relevante em diversas culturas ao longo da História. Em Roma, simbolizava Netuno, deus do mar. Antes disso, eram Amphitrite e Poseidon, respectivamente deusa e deus do mar, que entre os gregos eram associados à âncora. Ainda na Grécia Antiga há Tritão: meio homem, meio peixe.Indo para além do homem mediterrâneo, na rica mitologia escandinava há Rán, antiga deusa norsa cuja aparência é afetada por puxar âncoras. Passando para a mitologia hindu, há Varena, a deusa do oceano.Já na Idade Média, entre os maçons é possível ver a âncora como substituta da escada de Jacob, representando materialmente a ascensão rumo à essência. Sempre houve ainda a possibilidade de agregar à âncora outros elementos, atribuindo-lhe novos significados. No Renascimento era lugar comum o par golfinho-âncora como síntese do equilíbrio entre ação e pensamento. Já no Egito Antigo a âncora aparecia junto de uma embarcação, sendo as curvas de sua parte inferior representante do feminino e o mastro ereto a virilidade, que somados representavam a criação.A Âncora na ReligiãoÉ válido abrir um parênteses aqui para citar a âncora dentro do contexto religioso. No cristianismo primitivo, a âncora com o elo sobre a barra horizontal era utilizada como símbolo da Virtude, assemelhando-se assim à cruz e ainda com a vantagem de passar despercebida a não-cristãos.É possível localizar até em Segundo Hebreus 6:19 uma citação direta à âncora: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.Significado das Tatuagens de ÂncoraAssim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.

 

 

Significado das Tatuagens de Hamsá

 

hamsaÉ possível que o nome “Mão de Hamsá” não soe familiar, mas a imagem da mão anda em alta e vem sendo cada vez mais tatuada. O desenho é uma mão direita simétrica, ou seja, os dedos indicador e anelar são representados nas mesmas proporções, e podem apontar para cima ou para baixo.Origem do nomeCom crescente difusão no ocidente, a mão já é também conhecida há bastante tempo no oriente, como “Hamesh“, nome hebraico – “Hamsá” é árabe. Ambos os nomes fazem menção ao “cinco”, número de dedos de uma mão. No islã o símbolo é ainda chamado de “Mão de Fátima“, em referência à filha mais nova do profeta Maomé. Consta que a aparição do símbolo se deu ainda entre os fenícios, daí o fato de ser recorrente em várias culturas posteriores, como egípcia e judaica.AmuletoO desenho varia de uma cultura oriental para outra, bem como seu significado. Em geral, as pessoas utilizam o Hamsá como um símbolo de proteção que representa a benção, poder e força. Sua maior utilização se dá como um amuleto que torna aquele que o possui imune ao mau-olhado.Além disso, a “Mão de Fátima” também pode representar feminilidade e acredita-se que ela ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres.Representação do desenhoComo dito anteriormente, a representação da mão pode mudar muito e apresentar formatos estilizados com tamanhos e formatos diferentes. A mão de Hamsá com a palma virada para fora e com os dedos para o alto, voltados ao céu, representa barrar e afastar, relacionando-se ao masculino. Já quando virada para dentro e com os dedos para baixo, em direção à terra, faz menção à energia criadora, ligando-se a Deus.Os dedos da mão podem ser representados juntos para trazer boa sorte ou separados (mão aberta) para afastar as coisas ruins.Quanto ao seu preenchimento, ele pode conter representações da Estrela de Davi, pombos e arabescos, mas o mais comum é a representação de um olho, reforçando a ideia de proteção.O talismã é originalmente utilizado em outros formatos, nas portas de residências ou dentro de carteiras, mas sua utilização em tatuagens vêm crescendo. Claro que além das propriedades “mágicas” já citadas, a popularização do símbolo passa diretamente por seus atributos estéticos


 

 

Significado das Tatuagens Maori 

Significado das Tatuagens MaoriEm todo o mundo, não há uma tatuagem que represente tanto uma civilização quanto as maori. Quando pensamos nos séculos passados, não encontramos outra cultura que tenha a sua história tão relacionada com a arte de tatuar o corpo. A tatuagem na cultura Maori era um processo muito importante, que envolvia homens e mulheres da tribo. Essas tatuagens não eram usadas para a arte corporal ou embelezamento. Cada desenho era único e contava a história da vida de cada um.Os Maoris antigos usavam antigas técnicas de tatuagem que realmente cortavam a pele. Eles usavam ossos e outras ferramentas para gravar os desenhos na pele. Essas tatuagens eram esculpidas ao invés de puncionadas. A cultura da tatuagem maori remonta milhares de anos. É um dos estilos mais antigos de tatuagem no mundo.A História da Tatuagem Maori Membros da tribo Maori eram tatuados quando adultos e continuavam a receber desenhos no corpo mesmo quando já estavam mais velhos. A arte da tatuagem foi muito importante para os maoris e era feita durante os rituais. Naquela época, você podia olhar para tatuagens de um membro da tribo e conhecer sua história de vida.Essas tatuagens também representavam a posição que cada um tinha na tribo. Elas também eram feitas para representar atos de bravura na guerra e outros feitos importantes. Eles também poderiam representar a sua família e a árvore genealógica. Os jovens maoris recebiam sua primeira tatuagem quando atingiam a idade adulta.As tatuagens maori contêm uma série de espirais e formas curvas que se encaixam. Círculos menores podem também se misturar para formarem um grande desenho. Homens e mulheres da tribo faziam as tatuagens em locais diferentes. Os homens, geralmente faziam no rosto, pernas e bumbum. As mulheres, geralmente faziam as tatuagens no queixo, lábios, pescoço e costas. Em tempos modernos, esse tipo de tatuagem normalmente é feita nos braços.Considerações Importantes Sobre a Tatuagem MaoriHá uma grande variedade de modelos diferentes de tatuagens maori para você escolher. Alguns tatuadores usam a ideia dos desenhos maori e colocam seu toque criativo. De qualquer maneira, se você estiver procurando uma tatuagem maori, é importante procurar um tatuador que esteja acostumado a fazer esse tipo de desenho. Uma boa alternativa é pedir para ver as tatuagens maori do portfólio do tatuador, assim você poderá avaliar a qualidade do desenho.Dedique um tempo para pensar a respeito da tatuagem, considere todas as opções, e faça a sua pesquisa. Assim, você estará muito mais tranquilo na hora de fazer a tatuagem e poderá tomar uma decisão mais acertada.

 

 

 

 

Significado da tatuagem Diamante 

Significado das tatuagens de diamanteO imaginário coletivo fervilha quando se pensa em diamante. É a isso que se deve a crescente popularidade das tatuagens de diamante, símbolo desde sempre ligado à moda, seja em colares ou anéis. Como ignorar a resistência da pedra preciosa, que só pode ser afetada por outro diamante, ou seu alto valor de mercado? Seus significados são tão múltiplos quanto a fixação que é capaz de exercer.

Valor 

Apesar de ser o continente que mais sofre com a miséria, a África é o maior fornecedor mundial de diamantes. Não há como dissociar o diamante de sua condição de pedra preciosa, nem seu alto valor de estima de seu altíssimo preço em joalherias. Por conta disso, uma possível primeira associação de uma tatuagem de diamante é com a ostentação, significando riqueza daquele que a possui. 

Resistência 

Quem vê o fino acabamento de um diamante após passar pelo tratamento de um ourives não é capaz de imaginar sua rusticidade. Como contraponto à delicadeza aparente, o diamante é quase inquebrável, resistente a ponto de apenas um igual seu, isto é, outro diamante, ser capaz de cortá-lo ou arranhá-lo. Essa propriedade remete a pedra à força e estabilidade da pessoa que tem a tatuagem, como aquilo que não se pode quebrar facilmente. 

Transparência 

Não se pode ignorar também a beleza que um diamante exala. Sua transparência chama a atenção, o que pode fazer menção diretamente a uma característica daquele que possui a tatuagem. Diamantes coloridos são extremamente raros, e uma tatuagem em que essa pedra aparece sobre qualquer coloração pode significar o quão aquela pessoa é rara.

 

 

 

Significado das Tatuagens de Cruz  

Tatuagens de cruzTalvez o símbolo mais facilmente identificável de todo Ocidente seja a cruz, com suas duas linhas que se cruzam em 90º, dividindo uma ou as duas ao meio. Sua popularidade converge com sua tradição, já que a cruz é um símbolo utilizado muito antes do Cristianismo, religião esta que se tornou a principal responsável por sua veiculação. Essa apropriação se deu a partir do século III, quando Roma instituiu o Cristianismo como religião oficial do Império latino.A partir daí o símbolo passou a se disseminar tanto que se tornou indissociável da religião, como é o caso dos tempos atuais. Assim, quando falamos em significados para tatuagens de cruz, apesar de uma tattoo ser sempre um gesto de subjetividade daquele que a faz, não há como não pensar no viés religioso que a o símbolo carrega.É difícil precisar antecedentes para a cruz ou mesmo as primeiras vezes que apareceu, mas diversas pesquisas apontam para a suástica hindu como a mais provável antecessora. 

 Crucifixo 

O crucifixo é quando a cruz é representada junto do corpo de Cristo. 

 ­­Cruz com inscrição INRI 

A famosa inscrição INRI que encontramos em algumas representações faz referência à inscrição que Pilatos mandou colocar sobre a cruz quando da crucificação de Cristo. A tradução da sigla para o português corresponde a “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”. 

 Ankh ou Cruz Ansata 

Bastante parecida com a mais popular das cruzes, esse tipo de cruz egípcia já era vista como dotada de poderes sobrenaturais capazes de abrir a “fronteira da imortalidade”. Visualmente, é fácil reconhecê-la por conta do círculo ovalado na parte de cima. 

Cruz de São Pedro ou invertida 

Apesar de ter outro significado na tradição católica, remetendo a São Pedro, santo que preferiu ser crucificado de cabeça por não se considerar digno de ser executado como Cristo, hoje a cruz de cabeça para baixo está associada ao anticristianismo, sendo símbolo daqueles que se opõem à religião cristã. É relacionada ainda a rituais satânicos, ideia essa extremamente alimentado pela indústria cultural, em especial em filmes sobre possessões e satanismo.

 

 

 

Significado das Tatuagens de Apanhador de Sonhos 


 Apanhador de sonhosEsse símbolo possui vários nomes, todos eles passando pela palavra “sonhos”, o que demonstra sua forte relação com o universo onírico: apanhadores de sonhos, filtro de sonhos, caçadores de sonhos ou catasonhos. Além desses, certamente há outros, porém todos indicando o mesmo sentido.Esse amuleto, originalmente comum em culturas indígenas, ganhou grande popularidade ultimamente e já foi apropriado pela cultura Ocidental, ganhando a partir daí outras conotações. Seus fios emaranhados em formato de teia e suas penas já podem ser vistos balançando em muitas janelas e até mesmo desenhados em muitas peles.FiltragemEm resumo, para a cultura indígena responsável por iniciar o uso desse amuleto, todo sonho, seja ele bom ou ruim, contém uma mensagem para ser decifrada por aquele que o recebe. É exatamente para fazer a separação, deixando apenas os bons passarem e prendendo os maus em sua teia, que serve o filtro de sonhos.ProteçãoOs apanhadores de sonho seriam portanto responsáveis não por evitar pesadelos, mas evitar sim sonhos enganosos que são ocasionados pela aproximação de energias ruins. Também por conta dessa proteção que proporcionam é bastante comum vê-los pendurados em janelas, para nos proteger da entrada dessas energias más que não nos pertencem e que tendem a nos prejudicar.ImaginaçãoEssas boas vibrações que o catasonhos proporciona afetam diretamente também a criatividade, abrindo a porta daquilo que se pode chamar de “outro mundo”, isto é, trazendo o universo próprio aos sonhos para a realidade.

 

 

Significado das tatuagens mandala 

 

Significado das tatuagens de mandalaMandala é uma palavra do idioma sânscrito que significa círculo, completude. Uma mandala é um círculo mágico, uma concentração de energia que universalmente simboliza integração e harmonia.Tatuagens de mandalas são diagramas geométricos, são simétricas, e trazem em si os símbolos que cada pessoa usa para se harmonizar interiormente e com o universo. Tatuar uma mandala significa, além de carregar em si a harmonização e integração com tudo e todos, espalhar essa energia e equilíbrio, compartilhá-la.Os símbolos usados na composição da mandalaAlgumas mandalas são construídas a partir de símbolos com significado próprio, como o próprio círculo, a flor de lótus, o símbolo do infinito, triskle, ying yang, a cruz, símbolo da paz, pentagrama e hexagrama, espirais… Ficar simétrica e harmônica vai depender da habilidade do tatuador com o desenho, do padrão visual produzido, e os significados se somam.O círculo é o arquétipo da totalidade e do eterno (não pode ser dominado ou alcançado pelo tempo) e as tatuagens de mandala em que todas as linhas levam à composição do círculo têm especificamente esse significado, o todo, a harmonia com tudo e todos.O coração quando no centro da mandala significa a integração e equilíbrio com o amor e a felicidade. Quando distribuído no desenho (nas pontas) simboliza a iluminação espiritual.Em algumas culturas a cruz significa a união de opostos, masculino e feminino, mas na cultura ocidental cristã a cruz simboliza a escada que leva até Deus, e esse significado fica potencializado se usado na construção da mandala.Os espirais na mandala significam evolução, a superação de etapas, desenvolvimento.Mandalas com flor simbolizam beleza e vitória. Muitas das tatuagens de mandalas que partem do desenho de uma flor usam a flor de lótus, que significa a virtude/pureza que nasce no lodo, a vitória de (re)nascer do inóspito.Mandalas que partem de um labirinto representam a consciência superior, o acesso e o ascenso ao divino, a um plano espiritual superior e ainda a vitória sobre dificuldades e desafios.Mandalas feitas a partir de ouroboros (dragões ou serpentes mordendo o próprio rabo) simbolizam a continuidade da vida, a vitória sobre o tempo/espaço.Mandalas construídas com hexagramas simbolizam a realização espiritual, a paz permanente com o universo (ou a sua busca).O uso de cores na tatuagem de mandalaAs tatuagens de mandala são geralmente feitas com uma única cor, a do traço. Mas no caso de usar cores, traço ou preenchimento, harmonize o significado da cor com o do desenho: Branco simboliza pureza e paz; Vermelho simboliza compaixão; e Azul simboliza sabedoria.